COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR CARLOS BARROS






NASCEU DA REIVINDICAÇÃO DA COMUNIDADE COLINA DO MAR, LEGITIMADA PELA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, NA ÉPOCA LIDERADA PELO SR. ANDRE LUIS DOS SANTOS (IN MEMORIAM) E SRª CREUZA MARIA DOS SANTOS CRUZ.
A COMUNIDADE NÃO POSSUÍA ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL i PRÓXIMAS, E TEMIA MANDAR SEUS FILHOS PARA OUTRAS ESCOLAS DO BAIRRO, POIS ESTES TINHAM QUE ATRAVESSAR UMA RODOVIA SEM SINALIZAÇÃO E PERIGOSA. O COLÉGIO FOI FUNDADO EM 26 DE DEZEMBRO DE 1994, NO GOVERNO DE ANTONIO IMBASSAHY, INICIANDO AS ATIVIDADES LETIVAS NO ANO SEGUINTE. O NOME DO COLÉGIO SE DEVE A UMA HOMENAGEM AO PROFESSOR BAIANO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AUTOR DE LIVROS DIDÁTICOS, CARLOS BARROS.
A PRIMEIRA ADMINISTRAÇÃO DO COLÉGIO FICOU POR CONTA DO PROFESSOR JORGE LUÍS DA SILVA MAIA (IN MEMORIAM), ATENDENDO EM PRINCÍPIO ÀS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. NO ANO DE 1996 A ESCOLA AMPLIA A OFERTA PARA DUAS SÉRIES POSTERIORES 9(5a E 6a) SÉRIES, ALÉM DA INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS AUDITIVAS. EM 1998, AURELITA MIRALES DE LEMOS ASSUME A DIREÇÃO DO COLÉGIO, NA SUA GESTÃO FOI PROJETADA A BIBLIOTECA DA ESCOLA BEM COMO O PROJETO ABRINDO ESPAÇOS, ATUALMENTE, ESCOLA ABERTA, QUE ABRE AS PORTAS DA UNIDADE ESCOLAR (UE), NOS FINS DE SEMANA PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS COM A COMUNIDADE. COM A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM 2001, A UEE PASSA A ATENDER NOS TRÊS TURNOS (MATUTINO, VESPERTINO, NOTURNO) E, ALÉM DA MODALIDADE DE ENSINO REGULAR, FOI IMPLANTADO O EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS). A REFERIDA DIRETORA PERMANECEU ATÉ O ANO DE 2007.
NO MESMO ANO, É NOMEADA PARA A DIREÇÃO DA UE, A PROFESSORA LIDIJANE MARIA GRAMOSA DOS SANTOS ALVES. NO ANO DE 2009, OCORRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOTURNA- CICLO II - GRUPOS 3 E 4 (JOVENS DE 15 A 17 ANOS), ATENDENDO A UM PROJETO PILOTO DA SEC COM O OBJETIVO DE OPORTUNIZAR A ALUNOS EM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE O PROGRESSO ESCOLAR, TENDO EM VISTA QUE MUITOS SÃO REPETENTES E JÁ ESTÃO INSERIDOS NO MERCADO DE TRABALHO LOCAL.

Comentários

  1. Que este blog possibilite mais interação e oportunidade para que a comunidade do subúrbio ferroviário conheça um pouco mais a unidade de ensino.

    ResponderExcluir
  2. Quem foi carlos barros e Marcelo dias?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRICO BRASILEIRO da EDUCAÇÃO AMBIENTAL