Projeto Interdisciplinar - CEPCB
Paripe é um subdistrito de Salvador, na Bahia, no Brasil. É um dos maiores e mais importantes bairros da cidade.
PROJETO MAIO DAS ARTES - Col. Est. Prof. Carlos Barros
PARIPE - TERRITÓRIO e IDENTIDADE
SUB-TEMAS: * Entrevista com moradores antigos (Sala 01)
* São Tomé de Paripe (Sala 02):
- Mapa de localização - História do bairro;
- As praias, destacando a praia de Inema que serve de descanso para presidentes;
- As ilhas que agregou essa praia.
*Quilombo Tororó (Sala 03):
- Como viveram os descendentes de escravos no quilombo do Tororó?;
- O que fazem hoje?;
- O documentário "Mocambo A Komabu";
- Localização e história do quilombo.
*Atividades Econômicas (as marisqueiras, os pescadores, manguezal) (Sala 04):
- Como é feita a atividade econômica pesqueira em Paripe;
- Como é desenvolvido o trabalho das marisqueiras e dos pescadores;
- De que maneira é comercializado o pescado e o marisco;
- Visita a Associação de pescadores de Paripe;
- Explicar que a pesca é a primeira atividade econômica extrativa do mundo
com influência direta no PIB dos países onde ela é realizada;
*Potencial hidráulico(Barragem do Macaco, abordar questão da água) (Sala 05):
- Qual a extensão de água vigente no bairro de Paripe;
- Como se deu a expansão desordenada de Urbanização em Paripe sobre os
recursos hídricos, causando degradação de mananciais;
- A beleza natural das praias.
*A história do bairro - manifestações culturais (Sala 06):
- Paripe na história de Salvador;
- Como era o bairro no governo de Tomé de Souza e Duarte da Costa;
- O que significa a palavra Paripe.
*Mapa de localização (Sala 07):
- Fazer o mapa de Paripe;
- Incluir no mapa quantos sub-bairros compõem o bairro de Paripe.
*Igreja e religiosidade (Sala 08):
- Abordar o quantitativo de igrejas existentes no bairro, de todas as religiões ou
a maioria delas;
- Dar destaque para a Igreja do Ó pela sua vinculação ao processo histórico do
bairro desde 1570.
* Manifestações artísticas (Sala 09):
- Inauguração do espaço cultural Boca da Brasa;
- Centro de Arte e Cultura Deraldo Lima;
- Grupo de Capoeira Bantos Brasil;
*O comércio como atividade produtiva (Sala 10).
PADRINHOS:
TF. II EIXO IV A - Carlos César / Maricélia
TF. II EIXO V A - Simone
TF. II EIXO V B - Fabrício
1° SÉRIE - Léa
2° SÉRIE - Jorge / Anselmo
3° SÉRIE - Dilton / Karina
TF. III EIXO VI A - Milton / Raimundo
TF. III EIXO VI B - Maria de Lourdes
TF. III EIXO VII A - Jomária
TF. III EIXO VII B - Isa
AVALIAÇÃO:
*Todos os alunos deverão participar;
*O aluno será avaliado individualmente;
*A nota valerá como uma avaliação em todas as disciplinas;
* O grupo deverá apresentar ao professor, um trabalho escrito sobre o tema exposto, relatório final de quem participou da atividade, onde conste como se deu a participação de cada elemento do grupo.
CULMINÂNCIA: 03 e 04 de maio (podendo a data ser alterada)
PADRINHOS:
TF. II EIXO IV A - Carlos César / Maricélia
TF. II EIXO V A - Simone
TF. II EIXO V B - Fabrício
1° SÉRIE - Léa
2° SÉRIE - Jorge / Anselmo
3° SÉRIE - Dilton / Karina
TF. III EIXO VI A - Milton / Raimundo
TF. III EIXO VI B - Maria de Lourdes
TF. III EIXO VII A - Jomária
TF. III EIXO VII B - Isa
AVALIAÇÃO:
*Todos os alunos deverão participar;
*O aluno será avaliado individualmente;
*A nota valerá como uma avaliação em todas as disciplinas;
* O grupo deverá apresentar ao professor, um trabalho escrito sobre o tema exposto, relatório final de quem participou da atividade, onde conste como se deu a participação de cada elemento do grupo.
CULMINÂNCIA: 03 e 04 de maio (podendo a data ser alterada)

Este projeto será desenvolvido por professores e alunos do turno noturno.
ResponderExcluirProfessores (padrinhos e madrinhas da turmas), podem utilizar o blog como mais uma ferramenta de comunicação com os alunos de cada turma.