Projeto Interdisciplinar - CEPCB




Paripe é um subdistrito de Salvador, na Bahia, no Brasil. É um dos maiores e mais importantes bairros da cidade.



PROJETO MAIO DAS ARTES - Col. Est. Prof. Carlos Barros

PARIPE - TERRITÓRIO e IDENTIDADE


SUB-TEMAS: * Entrevista com moradores antigos (Sala 01)
                        *  São Tomé de Paripe (Sala 02):
                                 - Mapa de localização - História do bairro;
                                 - As praias, destacando a praia de Inema que serve de descanso para presidentes;
                                 - As ilhas que agregou essa praia.
                         *Quilombo Tororó (Sala 03):
                                  - Como viveram os descendentes de escravos no quilombo do Tororó?;
                                  - O que fazem hoje?;
                                  - O documentário "Mocambo A Komabu";
                                  - Localização e história do quilombo.
                         *Atividades Econômicas (as marisqueiras, os pescadores, manguezal) (Sala 04):
                                  - Como é feita a atividade econômica pesqueira em Paripe;
                                  - Como é desenvolvido o trabalho das marisqueiras e dos pescadores;
                                  - De que maneira é comercializado o pescado  e o marisco;
                                  - Visita a Associação de pescadores de Paripe;
                                  - Explicar que a pesca é a primeira atividade econômica extrativa do mundo 
                                          com influência direta no PIB dos países onde ela é realizada;           
                         *Potencial hidráulico(Barragem do Macaco, abordar questão da água) (Sala 05):
                                   - Qual a extensão de água vigente no bairro de Paripe;
                                   - Como se deu a expansão desordenada de Urbanização em Paripe sobre os 
                                           recursos hídricos, causando degradação de mananciais;
                                   - A beleza natural das praias.
                         *A história do bairro - manifestações culturais (Sala 06):
                                  - Paripe na história de Salvador;
                                  - Como era o bairro no governo de Tomé de Souza e Duarte da Costa;
                                  - O que significa a palavra Paripe.
                        *Mapa de localização (Sala 07):
                                  - Fazer o mapa de Paripe;
                                  - Incluir no mapa quantos sub-bairros compõem o bairro de Paripe.
                        *Igreja e religiosidade (Sala 08):
                                  - Abordar o quantitativo de igrejas existentes no bairro, de todas as religiões ou 
                                          a maioria delas;
                                 - Dar destaque para a Igreja do Ó pela sua vinculação ao processo histórico do 
                                         bairro desde 1570.
                       * Manifestações artísticas (Sala 09):
                                 - Inauguração do espaço cultural Boca da Brasa;
                                 - Centro de Arte e Cultura Deraldo Lima;
                                 - Grupo de Capoeira Bantos Brasil;
                        *O comércio como atividade produtiva (Sala 10).

PADRINHOS:
TF. II EIXO IV A    - Carlos César / Maricélia
TF. II EIXO V A     - Simone
TF. II EIXO V B     - Fabrício
1° SÉRIE                - Léa
2° SÉRIE                - Jorge / Anselmo
3° SÉRIE                - Dilton / Karina
TF. III EIXO VI A - Milton / Raimundo
TF. III EIXO VI B - Maria de Lourdes
TF. III EIXO VII A - Jomária
TF. III EIXO VII B - Isa

AVALIAÇÃO:
*Todos os alunos deverão participar;
*O aluno será avaliado individualmente;
*A nota valerá como uma avaliação em todas as disciplinas;
* O grupo deverá apresentar ao professor, um trabalho escrito sobre o tema exposto, relatório final de quem participou da atividade, onde conste como se deu a participação de cada elemento do grupo.

CULMINÂNCIA: 03 e 04 de maio (podendo a data ser alterada)

Comentários

  1. Este projeto será desenvolvido por professores e alunos do turno noturno.
    Professores (padrinhos e madrinhas da turmas), podem utilizar o blog como mais uma ferramenta de comunicação com os alunos de cada turma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR CARLOS BARROS

HISTÓRICO BRASILEIRO da EDUCAÇÃO AMBIENTAL